Se seu bebê de até 12 meses acorda várias vezes à noite, é muito possível que ele esteja com alguma associação negativa de sono e uma das bases do Tripé do Sono esteja desequilibrada.

Vou te falar exatamente quais são os 3 mecanismos que, se NÃO forem ativados corretamente no cérebro do seu bebê, é praticamente impossível seu filho dormir sem que seja mamando ou em seu colo.

 
juliana mirella

Juliana Mirella Costa, Nutricionista, Especialista em sono infantil pela International Maternity and Parenting Institute™ e criadora do projeto que já ajudou mais de 6.922 mamães e papais a ensinarem melhores hábitos aos seus bebês

Se seu bebê só dorme mamando ou no colo…

Se ele acorda várias vezes à noite irritado, tem sonecas curtas…

Se ao tentar colocá-lo no berço, em poucos minutos desperta e começa a chorar…

Se parece lutar contra o sono, mesmo você sabendo que ele está exausto…

Nessa matéria eu quero te mostrar o método que já ajudou mais de 6.922 mamães a ensinar melhores hábitos de sono aos seus bebês.

Mas que mesmo estressadas e esgotadas, não aceitavam aplicar métodos que pudessem prejudicar seus bebês. 

>> E NÃO estou falando de um método que você vai deixar seu bebê chorando sozinho, você não vai precisar disso.

Ele é totalmente baseado na ciência do sono do bebê (o que é muito pouco falado por aí na internet).

É desesperador ver seu filho chorar a noite toda e não saber o que fazer para resolver o problema dele, não é mesmo?

É estressante ter um bebê que acorda de hora em hora para mamar… 

Eu sei de tudo isso porque passei exatamente pela mesma situação, mas não só apliquei esse método com a minha filha, como atualmente já ajudei mais de 6.922 mamães também.

É preciso antes regular esses 3 mecanismos e reequilibrar o Tripé do Sono, caso contrário NADA do que você tentar vai fazer seu bebê dormir melhor. 

Os 3 Mecanismos que formam o Tripé do sono

1. Mecanismo Biológico.

Esse é o relógio biológico. É ele que dita para nosso corpo quando é dia e quando é noite e produz os hormônios do dormir e do despertar.

Nos bebês, esse mecanismo está desregulado e por isso ele não sabe o que é dia e noite.

Por isso, não adianta tentar colocar para dormir no mesmo horário e acordar no mesmo horário antes de regular esse mecanismo.

A rotina deve estimular os hormônios certos na hora certa, para que ele aprenda a diferenciar o dia da noite.

E aqui são importantes a alimentação, temperatura, luz ambiente e sons.

 

2. Mecanismo Comportamental.

Aqui vão entrar as atitudes necessárias para induzir o sono do bebê. Existem atitudes que ajudam ele a dormir sozinho (rituais) e outras que atrapalham ele a dormir sozinho (associações negativas).

A primeira associação negativa é dormir somente no peito ou dormir somente no colo. Se para você não tem problema seu bebê dormir em seu colo, ninando ou no peito, ok. O difícil é quando ele estiver com mais de 9 kg.
 
Mas com o passar do tempo é possível trocar associações que dependem exclusivamente de você para algumas que NÃO dependem de você. E assim seu bebê conseguirá se acalmar sozinho quando acordar a noite (que veremos mais a fundo no próximo mecanismo).
 
Sabendo diferenciar bem essas duas, você consegue ativar e regular esse mecanismo. Assim ele vai aprender a dormir à noite, sem precisar chorar e sem necessitar de você por perto.
 

3. Mecanismo Neurológico

Esse mecanismo é ativado quando os bebês já estão dormindo. É o mecanismo responsável pelos ciclos de sono. Esses ciclos variam entre sono superficial e profundo.

 
Mas nos bebês, os ciclos de sono são menores que nos adultos. Ou seja, eles tem mais períodos de sono superficial durante a noite. O que explica os bebês que acordam muitas vezes. Chamamos isso de “Superficialização”.
 
E é nesse período de sono superficial que eles ficam vulneráveis e acordam mais facilmente.
 
E como ele ainda não sabe dormir, pois os mecanismos biológico e comportamental estão desregulados, ele chora para que você o ajude.
 
Regulando esse mecanismo com a rotina certa para a idade dele, ele com certeza vai passar esses períodos vulneráveis sem acordar e sem chorar.
 
E mesmo que ele acorde nesses períodos, se os mecanismos biológicos e comportamentais estiverem regulados, ele vai conseguir se acalmar sozinho.
 
É aí que se encontra o sucesso nas noites de sono.
 
Agora que você conhece esses 3 mecanismos responsáveis por quebrar esse ciclo, você pode estruturar uma rotina que regule esses 3 mecanismos e aí sim, induzir naturalmente o sono em seu bebê.
 
Porém isso pode levar tempo e estudo, para que tudo seja feito corretamente… 

Afinal, não é fácil para uma mamãe exausta e cheia de tarefas, tirar tempo para estruturar tudo isso em uma rotina.
 
Mas vale a pena se você tiver esse tempo e paciência para gastar.
 
 
Mas se você, assim como eu, prefere não perder tempo quando se trata da saúde do seu bebê, então realmente posso te ajudar.
 
Quero te mostrar o passo a passo que eu planejei para criar uma rotina ideal…

… para que sejam ativados os 3 Mecanismos e que o Tripé do sono do bebê seja equilibrado.
 
Foi isso que eu e mais de 6.922 mães que ajudei fizeram. E logo que seguiram este passo a passo que passei para elas, elas conseguiram ter noites de sono e descanso em menos de 22 dias.
 
E se você também tem esse desejo, então eu realmente posso te ajudar…