O Ritual de Sono Mais Adequado Para O Bebê Entender Que É Hora de Dormir

Seguir um “ritual” sempre igual na hora de dormir sinaliza para o bebê que é hora de ir para a cama, coisa que talvez ele não saiba.

Quando você deve definir rituais para a hora de dormir?

Não é preciso esperar muito: quando o bebê tem entre 1 mês e meio e 2 meses já dá para começar a seguir sempre o mesmo ritual, toda noite.

Logo o bebê passa a gostar da previsibilidade da situação.

Você decide o que incluir na rotina.

Pode ser um banho, seguido da troca, uma história e um pouco de chamego, ou uma brincadeira tranquila.

Escolha alguma coisa que deixe a criança calma.

E, apesar de o ritual poder começar em qualquer lugar, o ideal é que ele termine no lugar onde o bebê dorme à noite.

Se ele dormir em seu próprio quarto, é importante que o local seja um lugar agradável para ele, e não só o aposento em que ele é “abandonado” à noite para dormir.

A rotina pode ser uma grande arma: se ela for gostosa, e seu bebê receber bastante atenção e carinho, ele logo vai adorá-la.

Se tudo der certo, ele já vai ter adormecido na hora em que você voltar.

Se conseguir, evite que a mamada seja a última coisa da rotina.

Dê de mamar mais cedo — pode ser até antes do banho –, porque por vários motivos o ideal é que o bebê não associe a hora de dormir à comida.

Muitas vezes, porém, será inevitável que o bebê caia no sono mamando.

Nesse caso, coloque-o na cama e faça os passos seguintes do ritual se ele acordar:

(As ideias abaixo são apenas algumas sugestões. Talvez a sua versão do ritual seja diferente. Vale a pena citar que a rotina do sono também é benéfica para os pais. É um tempinho especial dedicado ao seu filho.)

  • Esgote as energias dele
    Dependendo da criança, pode funcionar deixá-la descarregar toda a energia que tiver sobrado do dia, para que depois ela consiga descansar mais tranquila. Você pode deixá-la se movimentar (pular segurando nas suas mãos se ela já estiver nessa fase) ou fazer uma brincadeira mais agitada. Depois, troque a atividade por alguma coisa bem mais calma, como um banho e uma história, para então colocá-la na cama.

  • Use o poder da água
    Boa parte dos rituais do sono usados pelos pais apela para a ajuda da hora do banho. O contato com a água morna é gostoso e deixa seu filho limpinho e tranquilo para ir para a cama. O banho também é uma ótima chance de os papais participarem mais da rotina do recém-nascido.

  • Faça uma massagem
    Antes ou depois do banho, você pode massagear seu filho com movimentos suaves e óleo ou hidratante especiais para bebê. 

  • Cuide da higiene
    Se a rotina não incluir o banho, lave o rosto e as mãos do bebê, passe uma gaze ou uma fraldinha limpa na gengiva dele ou escove os dentes, troque a fralda e coloque o pijama. É bom já aderir ao hábito de escovar os dentes desde cedo, pois assim seu filho já se acostuma à rotina da higiene bucal. E, mesmo para bebês pequeninhos, o pijama ajuda a sinalizar a hora de dormir e de acordar — para o bebê e para os pais.

  • Brinque um pouco
    Fazer uma brincadeira calma na sala ou no chão do quarto do bebê é uma ótima maneira de se divertir com ele antes da hora de dormir.

  • Bata um papo
    A hora de dormir é um bom momento para bater um papinho com o bebê. Pode ser que você não saiba bem como começar. Se tiver esse “branco”, experimente ir recapitulando o dia do seu filho.

  • Cante para ele
    Canções de ninar são um método infalível para fazer bebês dormirem — especialmente se acompanhadas de um bom balanço no colo.

  • Toque música
    Ligue o som com canções de ninar, música clássica ou outro ritmo de que seu filho goste — e que não o deixe muito agitado –, e deixe tocando depois que você sair do quarto. Além de facilitar a chegada do sono, a música disfarça os ruídos externos. Abuse de sua musicoteca!

  • Dê uma naninha para seu filho
    “Naninhas” são objetos de estimação que transmitem segurança ao bebê. Pode ser uma fraldinha, um bonequinho ou bichinho de brinquedo. Ao se encontrar com ele, o bebê sabe que é hora de dormir.

Faça o ritual do sono com todo o carinho, mas tenha sempre em mente que sua meta é fazer seu filho se sentir seguro e amado para dormir tranquilo quando você não estiver ao lado dele.

Uma Oportunidade Exclusiva Para As Alunas Do Mini Curso Gratuito

Bom, separei o melhor para o final.

Se você gostou do Mini Curso Gratuito, o que você vai ver a seguir vai te trazer uma solução completa e simplificada para você finalmente saber controlar a rotina do seu bebê e ele durma melhor.

  • Estou falando de você poder ficar tranquila porque estará seguindo um passo a passo seguro e comprovado por mais de 6.922 mamães.

  • Estou falando de você aprender como eliminar qualquer associação negativa que você tenha identificado no seu bebê.

  • Estou falando de você saber exatamente o que fazer para que o sono do seu bebê seja mais natural e seguro, desde quando ele nasce, até quando ele completar os 12 meses de vida.

Estou falando do Soninho Profundo (2.0)

Fiz um vídeo para explicar mais sobre ele para você :

Iremos falar mais sobre esta oportunidade exclusiva na próxima segunda-feira, quando eu reabrir as matrículas do Soninho Profundo (2.0).

Posso te adiantar que o curso não é barato…

Se você tiver alguma dúvida, pode me perguntar por e-mail, vou ficar muito feliz em ajudar!

Um forte abraço e nos vemos segunda!